quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Digo Tuler Chaves: Profissão: "Medalhista"


Pele clara, olhos verdes, um dos sobrenomes suíço, o belorizontino Diogo Tuler Chaves, 12 anos, se sentiu meio ‘estrangeiro’ ao chegar a São João del-Rei há sete anos, acompanhando os pais que vieram lecionar ciências da computação na UFSJ. “Senti falta do contato com familiares, e cheguei sem saber o que fazer. Em Belo Horizonte praticava natação e judô. Aqui, meus pais associaram-se ao Athletic, e eu vinha vê-lo jogar pelada de futsal. Ele teve a idéia de me inscrever na escolinha de futsal e prosseguir na natação. Fiquei seis meses, mas, como não gostava muito desses esportes, meus pais me inscreveram na escolinha de jiu-jítsu, já que eu antes praticava judô em BH. Adorei, tanto que pratico há seis anos – os quatro iniciais no Athletic e os dois últimos na academia Bauer, do professor que me iniciou no clube –, participo de campeonatos, ganhei 15 medalhas de ouro, uma de prata e medalhas de honra ao mérito. Há dois meses freqüento a turma de adultos, porque o professor achou que se eu e dois colegas – um menino e uma menina – ficássemos na turma das crianças, somente um ou dois dariam para lutar conosco, e assim não estaríamos dando nosso melhor. Na turma adulta, acabamos sempre perdendo nas lutas, mas aprendemos mais os golpes e a técnica, pois eles não pegam pesado com a gente, eles ensinam.

Pelo Athletic, participei de uma final do Campeonato Nacional, em Belo Horizonte. Lembro até hoje do dia: 22 de setembro de 2013. Viajei bem cedo mesmo para BH, tirei um cochilo na casa da minha avó, e fui para o ginásio das provas, que estava lotado. Eu me sentei tenso, com medo, tremendo, esperando o momento da primeira luta. A outra era no final do dia. Venci, e ia para o Mundial. Fui entrevistado pelo telejornal Alterosa. Fiquei um pouco chateado pela minha vitória não ter sido noticiada no Athletic, não ter sido parabenizado pelo clube. Hoje sei que o Informativo, à época, estava apenas nos seus primeiros passos. Mas fico contente por ser reconhecido agora”.

 “Mais amistosos, campeonatos para o basquete infantil!” “No final de 2014 participei de aula expositiva de basquete no Athletic. Quis logo começar a fazer. Gosto de jiu-jítsu e basquete porque são esportes que exigem planejamento. Você tem que pensar o que fazer, sua mente tem que criar, armar, esquematizar jogadas. Ambos exigem muito mais técnica e tática do que força, ao contrário do futebol atual. Talvez por isso que eu adoro também xadrez, e na escola prefiro matemática e ciências. O basquete Sub-13 e Sub-15 do Athletic, com a volta recente do professor Vicente – que sentimos muito falta pelos sete meses afastado por problema de saúde –, agora precisa investir em mais amistosos e em campeonatos. Isso é a coisa mais legal, nosso sonho: ir além dos treinos. 

 Vou continuar no jiu-jítsu, porque, além de gostar, pretendo conseguir por meio dele bolsa de estudo em universidade fora do Brasil. Morei nos Estados Unidos de julho de 2015 a janeiro de 2016 acompanhando meus pais em doutorado e pós-doutorado. Não gosto muito de computação, como eles. Penso hoje em ser médico ou cozinheiro. Nos EUA desenvolvi meu inglês, que eu estudava na Cultura Inglesa de São João del-Rei. Vejo filmes e leio jornais em inglês. Gosto de comédias e aventuras, como a série Stars Wars, de ver esportes na TV, jogar ping- pong e dama, ouvir rock dos anos 80 – Capital Inicial, Legião Urbana –, ler Harry Potter. Em 2017, farei o curso de crisma. No momento, acompanho meus pais às assembléias de professores na UFSJ, que protestam contra medidas governamentais”. (Reportagem de Edson Paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário