quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O fiel da balança - Igor Sandim pode ser o novo presidente da Câmara


Pouco mais de um mês para São João del-Rei conhecer o novo presidente do Legislativo municipal. O nome mais cotado para assumir a cadeira que vai balizar o futuro governo Nivaldo Andrade é do vereador reeleito do PSDB Igor Sandim, que está no seu 2º mandato.

A futura legislatura está dividida em três blocos. O bloco eleito na base do prefeito Nivaldo Andrade possui 6 vereadores; O bloco do candidato derrotado Rômulo Viegas possui 5 e o bloco da atual vice-prefeita Cristina Lopes, também derrotada, com apenas 2 vereadores. 

O prefeito Nivaldo Andrade precisa de apenas mais 1 vereador para fazer maioria na câmara. Ele pode tentar buscar este nome no bloco do PT, isolando o PSDB na oposição, mas esta é a hipótese menos provável. Certamente este nome está no bloco do PSDB que possui 5 vereadores. Dificilmente este bloco abrirá mão da presidência da casa. O nome que está na posição mais confortável para assumir a cadeira é do vereador do PSDB Igor Sandim, que vai para o seu 2º mandato. Os demais são estreantes.

O quadro mais provável é que o PSDB divida o controle da casa com a base de Nivaldo. Tem boa chance de compor a mesa da futura legislatura os vereadores eleitos Cabo Zanola (PSC), Rodrigo (PDT) e Stefanio (PSL).

Uma outra preocupação para a futura administração de Nivaldo Andrade, caso esta composição do legislativo seja efetivada, é ter que alojar boa parte de candidatos à vereador que não foram eleitos na base de Rômulo Viegas. O próprio vereador Fábio Silva, que disputou a vice na chapa do PSDB, tem chances de ocupar um cargo no 1º ou 2º escalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário