domingo, 13 de novembro de 2016

Os NOTICIANDOS da Rede Social na vanguarda da informação

Onde está a atenção de muita gente? Não está mais na TV, nem no rádio, muito menos nos impressos periódicos que ficaram lentos e obsoletos diante da rapidez que a internet vem possibilitando àqueles que se propõe a produzir notícias. Ex-profissionais da mídia tradicional abandonaram seus patrões, ou foram abandonados por eles, mas não perderam o rebolado. Eles migraram para as redes sociais e viraram a vanguarda da notícia. Cada vez mais vão ganhando seguidores. Suas publicações, quase em tempo real, vão ganhado várias curtidas e compartilhamentos. Adquiriram muita visibilidade e viram referência para quem descobre um furo jornalístico.

Eles formam uma conexão de mão dupla com o seu público, numa rede quase neural. São vistos como os "NOTICIANDOS". Isto mesmo! Tem que ser no gerúndio, porque é um processo em curso, estão sempre NOTICIANDO alguma coisa, em qualquer momento. Seu público recebe na mesma hora, a qualquer momento, em qualquer lugar. Aconteceu um fato relevante próximo a alguns de seus seguidores, este mesmo seguidor se encarrega de abastecer o NOTICIANDO com as informações que ele precisa. As vezes vem pelo WhatSapp, por e.mail, msm, uma simples ligação ou pessoalmente. Os NOTICIANDOS checam a fonte e elaboram o arquivo e pulveriza nas redes sociais. Os seguidores recebem a informação e fazem o restante, compartilham o link, marcando amigos no face, compartilhando da mesma forma que os NOTICIANDOS. Como todos estão conectados, em questão de instantes o fato ocorrido está capilarizado na cidade inteira e até fora dela, numa velocidade e alcance que não tem limites.

Mas eles não estão aí por acaso, nem são aventureiros. São velhas raposas dos meios de comunicação de São João del-Rei. Já trabalharam em diversos órgãos de imprensa, são calejados, experientes, e possuem um faro apurado para perceber se uma notícia é quente ou não. Eles tem muito tempo de estrada na universidade da vida. São eles quem estão pautando boa parte da imprensa local.


A Pop News é uma página no Facebook alimentada por Tovar Luiz e Antônio Elber. É um projeto de notícia em tempo real desenvolvido pelo Radialista Tova Luiz, depois dele fazer um estágio no Studio JPV com o projeto Valeu Notícias. Se associou a Antônio Elber, ex-diretor de programação das TV Inconfidentes e da TV Campos de Minas. A página não tem muitos meses que está no Face e já possui mais de 8 mil curtidas.O Pop News já exibe suas pastagens acompanhadas de publicidades com marcas de empresas locais. 
O Radialista Luciano faz um trabalho solo no seu perfil social do Facebook. Mora na periferia de São João del-Rei, não sai sem sua câmera. Este também tem estrada, já trabalhou na Radio Inconfidência (BH) e teve participação nas rádios locais. Tem um estilo muito próprio e não deixa de abastecer seu perfil diariamente. Ainda não usa o celular com internet. Acredito que seja o perfil de São João del-Rei com o maior número de seguidores. Atualmente com mais de 3.400 internautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário